Keller, Simone FüchterGerk, João Eduardo CostaLima, Rodrigo Azevedo2017-10-232020-11-292017-10-232020-11-292016https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/11069No ensino atual, percebe-se uma demanda por novas metodologias de ensino-aprendizagem, entre as diversas propostas podem se destacar a aplicação de uma educação mais lúdica e o uso da tecnologia na educação. Unindo estas duas alternativas é possível utilizar jogos eletrônicos educativos como uma ferramenta de auxílio ao aprendizado do aluno, transformando a aula em algo mais interativo e próximo da sua realidade. Isso acontece porque a tecnologia está cada vez mais presente na vida dos jovens. Baseado nestes argumentos este trabalho é voltado ao planejamento e desenvolvimento de um jogo que seja capaz de transmitir um conteúdo ao aluno de forma intuitiva. O assunto selecionado é voltado para a área de ciências, do ensino fundamental, mais especificamente, o sistema imunológico humano. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica. O jogo por sua vez é desenvolvido através de uma metodologia, que faz uso da técnica de prototipação aplicada no modelo espiral. Durante o andar da produção deste trabalho, são aplicadas entrevistas não estruturadas e uma entrevista estruturada, com o objetivo de obter resultados quantificáveis e aplica-los em forma de gráficos. No desenvolvimento do jogo é utilizado a tecnologia de desenvolvimento de jogos provido pela engine Unity, que funciona com o uso da linguagem de programação C#. O produto deste trabalho converge em uma validação, que é a aplicação de um questionário com alunos da correspondente faixa escolar, após eles terem utilizado o jogo. A partir dos resultados desse questionário e com o uso de analises de dados simples, é evidenciado a aplicabilidade do jogo proposto.122 f.pt-BRTICs na pedagogiaJogo para ciênciasSerious gameDesenvolvimento de jogo educacional na área de sistema imunológico e circulatório para criançasMonografia