Papini, FláviaAssis, Larissa2023-02-072023-02-072022-12-02https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/32172O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades. Sinais de alerta no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino. A identificação de atrasos no desenvolvimento, o diagnóstico oportuno de TEA e encaminhamento para intervenções comportamentais e apoio educacional na idade mais precoce possível, pode levar a melhores resultados a longo prazo, considerando a neuroplasticidade cerebral. (Ministério da Saúde, 2015). Este Trabalho de Conclusão de Curso, tem como objetivo a criação de um Centro de Referência para Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na cidade de São José da Lapa, onde terá como foco principal tratar e diagnosticar as crianças através de uma arquitetura sensorial, dar assistências e instruções aos familiares e funcionários para garantir o melhor atendimento e inclusão para as crianças. A relevância desse trabalho está relacionada com o aumento dos casos de pessoas diagnosticadas com autismo e a escassez de instituições voltadas para este tipo de atendimento e tratamento. Para a realização deste projeto, foram utilizados procedimentos metodológicos como: pesquisas bibliográficas, normas, análise de dados, referenciais teóricos, através de estudos realizados por Christian Gauderer, Magda Mostafa e Rachna Khare. Feito o embasamento teórico necessário, foram adotados critérios que direcionaram para a escolha do terreno, para a implantação do centro e consequentemente para desenvolvimento da volumetria e da setorização. O centro de referência surge mediante uma necessidade de atendimento e de um espaço que possibilite o desenvolvimento de todas as atividades necessárias para o tratamento, e autonomia da criança portadora do transtorno.120 fptAtribuição 3.0 BrasilTranstorno do Espectro AutistaDiagnosticarTratarCriançasCentro de Referência EstimulaçãoMonografia