Piva, AdrianaSantos, Ana Laura Romano dosAssis, Ana Luiza RodriguesMarra, Bárbara ParaguaiOliveira, Maria Eduarda Pereira de2021-07-132021-07-132021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14452Estudos científicos em que possuem como abordagem a sexualidade no ambiente escolar, destacam a importância das crianças terem contato com o assunto desde os anos iniciais do ensino fundamental, de forma responsável e adequada, minimizando assim ao máximo os perigos causados pela falta de informação. A postura do educador na escola referente a tal temática é de suma importância para a qualidade do processo educacional. O presente estudo realizado teve como objetivo analisar a percepção de professores a respeito de suas práticas de ensino e dos desafios na abordagem da sexualidade no ambiente escolar. Para a concretização desse objetivo, foi realizada a revisão bibliográfica fundamentada em artigos acadêmicos, contando com pesquisas e reflexões de autores sobre tal temática. Com o intuito de enriquecer e embasar o estudo, contamos com a aplicação de um questionário com 11 (onze) perguntas discursivas, a 10 (dez) docentes atuantes em diferentes áreas. Durante toda a pesquisa identificamos que os educadores em parceria com a família são fundamentais na formação sexual da criança, além de ter sido identificado que os desafios, tabus, e limitações que tal tema traz consigo, apontados em várias obras literárias, ainda existem nos tempos atuais. A pesquisa apontou pensamentos tradicionais e receios de como realizar a abordagem, por isso, julgamos necessário o investimento na capacitação e formação continuada para que o docente desenvolva em si, como proceder nesse processo educacional da criança de forma sábia e eficaz no ambiente escolar.28 f.ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilEducação sexualAmbiente escolarCapacitação profissionalQualidade de ensinoSexualidadeEducação sexual no ambiente escolarMonografia