Alves, Elisandra KusePereira, Simone Nascimento da Silva2022-12-092022-12-092022-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28051Resumo: Introdução: Apesar do transtorno do Espectro Autista (TEA) estar em evidência na atualidade, ainda não há muitos estudos publicados que informem sobre o tema e de maneira aprofundada quanto a prática da assistência de enfermagem às crianças com TEA. Objetivo: Descrever a importância da assistência de enfermagem para a criança com Transtorno do Espectro Autista. Metodologia: trata-se de revisão de literatura narrativa de caráter qualitativo que utilizou coleta de dados as bases científicas Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO) com recorte temporal de cinco anos, sendo de 2018 a 2022. Resultado e Discussão: A revisão evidenciou que o TEA é uma condição de saúde não possuindo cura, portanto, o acompanhamento se faz ao longo de toda a vida do indivíduo demonstrando que assistência de enfermagem é de suma importância desde a identificação dos sinais e sintomas, auxiliando o diagnóstico precoce proporcionar um atendimento humanizado e singular, intervindo satisfatoriamente no tratamento. Conclusão: Portanto esta pesquisa conclui a importância do enfermeiro com conhecimento abrangente sobre o assunto para identificar os sinais do TEA e intervir de forma satisfatória no tratamento. Isso inclui criar ações de identificação precoce e tratamento, habilitação e reabilitação, minimizando os impactos do diagnóstico para a criança, família e rede de apoio, auxiliando a família a enfrentar o medo dos preconceitos da sociedade.16ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilTranstorno do Espectro AutistaCuidados de EnfermagemTerapêuticaTranstorno do Espectro Autista: o enfermeiro na assistência à criança com TEA: uma revisão narrativa de literaturaAUTISM SPECTRUM DISORDER: THE NURSE IN THE CARE OF CHILDREN WITH ASD: A NARRATIVE REVIEW OF LITERATUREArtigo Científico