Santa Rosa, Josefa Risomar OliveiraSantos, Glenda Airan Bispo dos2021-08-092021-08-092021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17214Desde muito tempo ouve-se falar em crianças com necessidades especiais, sendo que esse assunto era tratado, majoritariamente, de forma banal, e essas crianças não tinham acesso às escolas e muito menos ao meio social, pois eram vistas como pessoas inúteis, desprovidas de sabedoria. Os anos foram passando e as instituições de ensino começaram a problematizar esse preconceito, fomentando a inclusão dessas pessoas em seus ambientes educativos. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases (LDB), pode-se afirmar que a educação é direito e dever de todo ser humano, incluindo, assim, as crianças com necessidades especiais, e nesse momento surge os desafios da inclusão, a qual é o assunto discutido nesse trabalho monográfico, pois o número de crianças com necessidades educacionais especiais vem aumentando, exigindo, assim dos ambientes escolares condições adequadas para recebê-las. Por isso, a pesquisa discorre sobre a inclusão e os desafios enfrentados pela comunidade escolar para efetivá-la nos dias atuais. Dado o exposto, entende-se que as contribuições do presente trabalho trazem uma reflexão acerca da importância do planejamento individual para elaboração de metodologias e práticas, que levem a interação das crianças com as deficiências na sala regular, com o intuito de garantir uma educação de qualidade para todos, trabalhando, assim, uma gama de valores, incluindo o respeito e a diferença.61ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEducação especial Educação inclusiva Aprendizagem Conhecimento Autonomia Planejamento Estratégias pedagógicas InclusãoEDUCAÇÃO INCLUSIVA: contribuições para o desenvolvimento de metodologias dentro de um planejamento individualMonografia