Botega, Gisely PereiraMendes, Cássio Manuel Baêta2020-12-152021-08-042020-12-152021-08-042020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16568O presente artigo teve como objetivo analisar a perspectiva das crianças negras sobre o racismo no contexto escolar. Como método, o procedimento de coleta de dados foi efetivado a partir de um levantamento bibliográfico, a análise aconteceu através da perspectiva da análise de práticas de discursivas de Spink e Medrado (2000). Como critério de seleção dos artigos utilizou-se pesquisas de campo em que as crianças negras fossem mencionadas, como sujeitas e protagonistas do estudo. Nesse percurso, foram selecionados dez artigos científicos que dialogam diretamente com a temática, publicados no campo do conhecimento da Psicologia e da Educação. Como resultado, observa-se a escassez de produção desenvolvida pela ciência psicológica acerca do tema. Com a insuficiência de pesquisas no campo da Psi, em vista de dar continuidade às investigações, o pesquisador fez conexões com a Educação, a qual encontrou maior número de pesquisas publicadas. A partir das falas das crianças negras escutadas pelas/os pesquisadoras/os dos artigos, observa-se que o contexto escolar imbuído pela ideologia do branqueamento produziu no imaginário dessas crianças a negação da sua beleza e cor. Contudo, como possibilidade de resistência e representatividade das crianças negras nos contextos escolares, as pesquisas apontam a educação antirracista, interrogando a Psicologia como Ciência e Profissão e propondo uma prática de ensino que reafirme a cultura, a identidade, as produções e a existência das crianças negras nos livros, nos vídeos, nos cartazes, nos painéis, nos brinquedos, enfim, em todos os espaços da escola.32 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilRacismoEscolaCrianças Negras`Pesquisas com CriançasRacismo e identidade das crianças negras: um levantamento bibliográfico sobre relações étnico-raciais em contextos escolaresArtigo Científico