Goulart, Mariléia MendesRodrigues, Ana Júlia Cardoso2022-12-082022-12-082022-12-08https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27915Este artigo apresenta uma pesquisa sobre evolução do grafismo e as representações do desenho na educação infantil. Considerando as etapas que as crianças percorrem durante a evolução do seu desenho até chegar a linguagem escrita. A pergunta que norteou a pesquisa foi: Como ocorre as representações gráficas construídas pela criança na educação infantil? Como objetivo geral estabelecemos: Compreender como ocorre as representações gráficas construídas pela criança na educação infantil. A partir deste objetivo, desdobramos os objetivos específicos: identificar os diferentes processos de registros gráficos das crianças, analisar representações gráficas das crianças a partir dos desenhos das crianças; identificar as proposições e ações dos professores com base nos registros gráficos das crianças. A pesquisa constituiu-se em um estudo de caso. A coleta de dados que se deu por meio dos desenhos das crianças e questionário com as professoras. Os dados permitiram perceber a importância de acompanhar a evolução do desenho infantil.24 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilRegistro escritoEducação InfantilDesenhoA evolução do Grafismo e as representações do desenho na educação infantilArtigo Científico