Carvalho, Fábio Luiz Oliveira deCardoso, Felype Ramon Viana SilvaSantos, Gabrielle SouzaReis, Stephanie Bruna Souza2023-06-142023-06-142023-06-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/33076O aumento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um fato notável, sendo caracterizado como um distúrbio neurológico que causa alterações nos padrões de comportamento, dificuldades na interação social e na comunicação. A inclusão de alunos com autismo requer adaptações e mudanças nas estratégias de ensino, bem como, no envolvimento dos profissionais para uma participação ativa e inclusiva desses estudantes. Sabendo disso, o referido artigo discuti o papel do professor e da Educação Física no desenvolvimento dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para tanto, é preciso, descrever o (TEA) e suas especificidades, compreender os benefícios e a inclusão das aulas de educação física perante os alunos autistas no processo de ensino aprendizagem e entender a atuação do professor no processo de inclusão nas aulas de educação física para o desenvolvimento de alunos autistas. Nesta revisão bibliográfica foram realizados estudos e análises em bases de dados como Google Acadêmico, SciELO e Science Direct, selecionando artigos que respondessem à pergunta norteadora: Qual a importância de haver uma inclusão de crianças e adolescentes com transtorno de aspecto autista nas aulas da unidade curricular de Educação Física? A compreensão adquirida é que crianças com TEA apresentam alterações com aspectos sociais, motores, cognitivos e comportamentais, como dificuldades de interação afetiva, coordenação motora e desenvolvimento de habilidades complexas. Os professores devem estar capacitados para compreender as características do autismo e adotar práticas pedagógicas adequadas, criando um ambiente acolhedor. Programas de formação e sensibilização são essenciais para incentivar abordagens inclusivas. A Educação Física desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de habilidades sociais, motoras e no condicionamento físico e saúde das crianças com TEA. As atividades físicas contribuem para equilíbrio, coordenação, força, resistência, flexibilidade e planejamento motor. Incluindo, comportamentos estereotipados e agressivos. Portanto, a participação do aluno com TEA nas aulas de Educação Física, juntamente com a presença de professores capacitados para a educação inclusiva, é crucial para o sucesso desse processo.19 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilTranstorno do Espectro Autista (TEA)Educação FísicaInclusãoEducação Física, autismo e inclusão: um olhar pedagógico.Artigo Científico