Roecker, RejanePassig, Pamella2019-01-072020-11-292019-01-072020-11-292018https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8698Este relatório utiliza o Business Process Management and Notation (BPMN) no mapeamento e modelagem do processo de expedição das escrituras públicas de compra e venda de imóveis na empresa RL Administração e Gestão de Empreendimentos Imobiliários Ltda., localizada em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. O objetivo é propor ações de boas práticas, com os clientes, cartório e os setores da empresa, padronizando o processo e tornando o mesmo mais eficiente e eficaz. A metodologia consiste em uma pesquisa aplicada, qualitativa e descritiva, além de um estudo de caso. Para coleta de dados, foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, complementadas por entrevistas com os profissionais da empresa em estudo e observação participante. Para construção do embasamento teórico se utilizou a administração e a atuação administrador nas organizações, os processos administrativos, a visão sistêmica das organizações, a diferença entre a gestão de processos e gestão por processos, a construção de fluxogramas, o Business Process Management (BPM) e o Business Process Management and Notation (BPMN). A modelagem apresenta o atual processo de escrituração e indica seus pontos críticos (demora no recebimento de valores, data de imissão e liberação do Setor Financeiro para escriturar os conjuntos; falta de clareza do Setor de Escrituras para com o cliente sobre o funcionamento do processo; demora em tirar o cliente da lista de espera iniciar o processo de escrituração do seu conjunto, sobrecarregamento do Setor de Escrituras com uma alta demanda de correção de minutas simultaneamente, gerando uma perda de prazos dos documentos e reemissão das guias com novos prazos de vencimento; demora na solicitação dos documentos da Construtora/Vendedora e do Imóvel; demora do Setor de Escrituras em receber as minutas por parte do Cartório; solicitação das minutas das guias de ITBI, FRJ e ITCMD em tempos distintos, gerando atraso ao processo; demora do Setor de Escrituras em receber a validação das minutas por parte do Setor Jurídico; demora do Setor de Escrituras em receber os comprovantes de pagamentos de ITBI, FRJ e ITCMD por parte do cliente; demora da ida dos procuradores ao Cartório para assinatura as escrituras) e a adequação através do BPMN, implantando ações e boas práticas.64 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilBusiness Process Management and Notation - BPMNModelagem de processosEscrituras públicas de compra e venda de imóveisModelagem do processo de expedição de escrituras públicas na empresa RL Administração e Gestão de Empreendimentos Imobiliários LtdaRelatório de Estágio