Bernardo Silva, MatheusGoulart, Larissa2020-12-152021-07-302020-12-152021-07-302020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/14919O ensino híbrido é uma abordagem pedagógica que combina atividades presenciais e atividades realizadas por meio de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). Exitem diferentes propostas de como combinar essas atividades, na essência a estratégia reside em colocar como centro do processo de aprendizagem o aluno e não mais na transmissão de informação que o professor tradicionalmente realiza. Entretanto, tal estudo leva em consideração o momento atual em que as escolas catarinenses estão perpassando, isto é, leva em consideração as transformações que estão ocorrendo em tais escolas em virtude da pandemia da (doença) Covid-19. Isto porque, no momento atual a educação básica se desdobra por meio da educação remota (por conta do isolamento social) e, nesse sentido, urge como necessidade elencar novas formas de ensino que seja eficiente para as condições sociais atuais. Assim, tomamos como objetivo, examinar as contribuições e as limitações dos fundamentos do ensino híbrido para o planejamento de ensino, em tempos de pandemia da Covid-19. Trata-se de um estudo bibliográfico, tendo como base teórica a pedagogia histórico-crítica, no sentido de expor determinados conceitos sobre o ensino híbrido e, por conseguinte, aferir as suas possibilidades e limites no processo de aprendizagem do indivíduo. Conclui-se que o ensino híbrido vem contribuir com a educação na modernidade, nos revelando que a educação é uma ação permanentemente em transformação.14 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEducação RemotaEnsino HíbridoPedagogia Histórico-críticaO planejamento pedagógico no ensino híbrido: Possibilidades em tempos de pandemia da Covid-19.PortuguêsArtigo Científico