Goulart, Mariléia MendesGoulart, Gabriela Dal-Bó Emerick2022-11-292022-11-292022https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/26995A presente pesquisa tem como tema a importância da parceria família e escola no processo de alfabetização nos anos iniciais. Acredita-se que para que haja um processo mais qualitativo nesse período é necessária a parceria entre essas duas instituições que contribuem significativamente para o desenvolvimento dos indivíduos. O problema que mobilizou a investigação foi: de que forma ocorre a participação e parceira da família no processo de alfabetização das crianças no bloco alfabetizador? Objetivo geral: analisar de que modo as famílias têm participado no processo de alfabetização das crianças do bloco alfabetizador. Configurou-se a pesquisa como exploratória, descritiva e de campo. A amostra da pesquisa foi: 01 diretora, 03 professoras, 16 crianças e as 08 famílias de uma turma do terceiro ano do ensino fundamental de uma escola pública estadual do município de Tubarão. A coleta de dados se deu por meio de entrevista e questionário. Para a análise dos dados, buscou-se sustentação teórica em autores como: Soares (2004, 2009), Ferreiro (2001), Vygotsky (2000a, 2000b, 2007), Saviani (2011), Bock, Furtado e Teixeira (1999), entre outros. A partir dos resultados deste estudo fica evidente a importância dessas duas instituições caminharem juntas, tendo em vista uma formação integral de sujeitos críticos, capazes de transformar sua realidade.22 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilFamíliaEscolaParceriaAlfabetizaçãoFamília e escola, uma parceria no ciclo alfabetizador.Artigo Científico