Vieira de Campos, Antonio CarlosTavares da Silva, Rodrigo2022-06-302022-06-302022-06-20https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23874Este estudo teve como objetivo geral verificar como as leis amparam a fadiga no trabalho de pilotos da aviação executiva. O estado de fadiga traz para a atividade aérea muitos riscos, além de ser o tema de estudos e legislações que são realizados por pesquisadores a fim de proteger os profissionais com aplicação de técnicas e instrumentos para identificar a fadiga. A presente pesquisa teve caráter exploratório com procedimento bibliográfico e documental por meio de livros, artigos científicos, reportagens, regulamentos e leis. Procedeu-se uma abordagem qualitativa dos aspectos inerentes à fadiga relacionada em acidentes e incidentes aeronáuticos. Foram apresentados no desenvolvimento, tópicos relacionados à qualidade de vida pessoal e profissional, além de evidenciar a sobrecarga de trabalho como fator de influência na ocorrência de acidentes aéreos. No que se diz respeito à legislação aérea, foram apresentadas características da Lei do Aeronauta (Lei n. 13.475/17), RBAC 117, além de normas internacionais implementadas que adotam práticas reconhecidas mundialmente no universo da aviação, estabelecendo padrões para a segurança operacional e monitoramento das companhias aéreas quanto a adoção do sistema de gerenciamento de fadiga humana. Observou-se com este estudo de que é necessário que seja ampliado o número de pesquisas no que se diz respeito à legislação que ampara o trabalho do piloto na aviação executiva, para que sejam propagadas medidas redutoras da fadiga humana na aviação.41 fptAtribuição-SemDerivados 3.0 Brasilfadiga humanalegislaçãoaeronautaaviação executivaFadiga no trabalho de pilotos e suas consequências na aviação executiva sob a ótica da legislação do setor aéreoMonografia