Caravita, GustavoCarvalho, Cicero Bernardo Martins GuimarãesEmilio, Felipe Augusto LeroHomem, Felipe FernandesPoscolere, Leonardo DiasCortez, Celso Ricardo Almeida2023-01-262023-01-262022-12-22https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/31953Com os avanços na tecnologia e na busca de trazer mais conforto para os passageiros, foi desenvolvido o sistema de suspensão veicular, que passou por muitas mudanças e avanços tecnológicos durante as décadas. Mesmo que a maioria de seus componentes não esteja visível ao olhar a parte externa do veículo, o sistema de suspensão é um dos sistemas mais importantes do veículo, esse sistema é responsável por fazer a ligação entre a carroceria com o solo (consideramos que as rodas e os pneus fazem parte do sistema de suspensão). Podemos considerar que a suspensão veicular tem três principais funções: garantir o conforto do passageiro absorvendo o máximo de vibrações e irregularidades causadas pela via, garantir a mobilidade garantindo uma estabilidade, tanto longitudinal quanto lateral, mantendo o chassi estável, e por último garantir o controle sobre o veículo, mantendo todas as 4 rodas do veículo em constante contato com o solo, além de manter o veículo estável durante a ação de algumas forças, sendo por exemplo as forças na aceleração e na frenagem. O objetivo central do trabalho é abordar, analisar e dimensionar um sistema de suspensão para um veículo recreativo. Os conceitos utilizados abordam temas como conforto veicular, melhorias na dirigibilidade, ângulo de caster, posicionamento do centro de rolagem, etc. Coletamos todos os dados importantes através de estudos em artigos científicos, o que nos possibilitou ter uma visão mais ampla no dimensionamento da suspensão, descobrimos a melhor estratégia para a construção do nosso protótipo, após o estudo o grupo decidiu utilizar a suspensão duplo A no veículo recreativo, por possuir um sistema leve e de baixa altura, partimos então para o dimensionamento 3D e após uma análise computacional por métodos de elementos finitos chegamos a um resultado satisfatório, o que nos possibilitou partir para a construção do protótipo, ao final concluímos que foi de extrema importância o estudo inicial que realizamos antes de todo o dimensionamento da suspensão, finalizamos o protótipo chegando a resultados satisfatórios como melhoria na dirigibilidade e diminuição na vibração na parte interna do nosso veículo.94 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição 3.0 BrasilSuspensãoDuplo ADimensionamento de uma suspensão duplo A para veículo recreativo.Monografia