Perez, Denise AlvesPessoa, Cecilia CoelhoAmorim, Amanda Camila NeresRibeiro, Claudia Aparecida BarbosaOliveira, Julia SilvaSantos, Marcelo VeroneziMeneses, Mariana Silva2022-12-122022-12-122022-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28289A dimensão de adultos eutróficos tem diminuído enquanto sobrepeso e obesidade só aumentam. A grande maioria das pessoas não leem rótulos dos alimentos, são leigos no assunto e confiam no marketing alimentício. Portanto, iremos aqui relatar se o marketing aplicado condiz com as características do produto. Um alimento pode ser denominado "integral" apenas se obedecer as regras definidas por leis. E existem critérios mais profundos de como um produto será classificado de acordo com a quantidade de fibras presente nele, podendo ser fonte de fibras, que contém fibras, alto conteúdo ou aumentado. As fibras alimentares estão entre os principais fatores da alimentação na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis. O estudo tem a finalidade de apresentar dados através de análises comparativas, sendo examinados apenas aqueles pães denominados integrais e 100% integrais. Foram analisados 55 rótulos, englobando 7 marcas distintas. Para ser considerado fonte de fibras, deve conter, no mínimo, 2,5 g de fibras por porção, enquanto para ser considerado rico em fibras deve conter, no mínimo, 6,25 g por porção. Na análise do rótulo nutricional dos produtos que alegam ser fonte de fibras, a grande maioria enquadra-se na classificação. Os que alegam ser ricos em fibras, a maioria está abaixo do mínimo estimado para tal afirmação.8 f.ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilFibra alimentarRotulagem de alimentosPãesProdutos industrializadosPães 100% integraisPães integraisAnálise da rotulagem nutricional de produtos integrais e 100% integrais: avaliação do teor de fibras em pães industrializadosNutritional labeling analysis of whole-grain and 100% whole-grain products: evaluation of the fiber content in industrial breadsPaper