Sehnem, SimonePaschoiotto, Waldemir Paulino2021-07-062021-07-062021-06-22https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13956O avanço das tecnologias de informação e comunicação (TICs) permitiu o surgimento de novos arranjos de trabalho, como as equipes virtuais. Esse processo foi acelerado pela pandemia da Covid-19, pois até mesmo as organizações públicas que não estavam preparadas viram-se obrigadas a implementar o modelo de trabalho à distância. As equipes virtuais estão dispersas e dependem intensamente de TICs para se comunicarem, o que representa um desafio para os e-líderes. O objetivo geral deste estudo é analisar a influência da E-liderança, considerando o contexto de virtualidade, no Comprometimento, na Confiança e no Desempenho de equipes virtuais de servidores públicos. Esse relacionamento no contexto do setor público representa uma lacuna no campo de estudos da liderança. A pesquisa está fundamentada numa abordagem quantitativa, com corte transversal e método survey, tendo sido formuladas 8 hipóteses com base na revisão de literatura. A partir das hipóteses propostas, foi construído o modelo teórico da pesquisa que visa demonstrar graficamente as relações estabelecidas entre os construtos em análise. Nesse sentido, foram analisados dois estilos de E-liderança (Transformacional e Transacional), além das variáveis de Comprometimento, Confiança, Desempenho e Qualidade da Comunicação, a qual foi medida com base nas variáveis de primeira ordem Frequência de Comunicação e Riqueza de Mídia. A amostra foi composta por 158 respondentes de 3 organizações públicas diferentes, sendo 2 de âmbito federal e 1 estadual. Foram realizados os testes de confiabilidade Alpha de Cronbach, Confiabilidade Composta e Variância Média Extraída e o modelo ajustado considerando os índices propostos pela literatura. Por fim, foi realizada a Modelagem de Equações Estruturais por meio do software SmartPLS. Os resultados confirmam parte das hipóteses e sinalizam que há uma relação positiva e significativa entre os construtos da pesquisa. Em especial a Qualidade da Comunicação se mostrou essencial no contexto de dispersão das equipes virtuais de servidores públicos, favorecendo o estilo de E-liderança Transacional. Constatou-se que esse estilo influencia positivamente o Comprometimento e o Desempenho das equipes pesquisadas, o que sugere sua maior adequação ao contexto de equipes dispersas geograficamente. Os resultados podem auxiliar o setor público no aprimoramento de programas de desenvolvimento de liderança e na seleção de líderes de equipes virtuais.125ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilE-liderançaSetor públicoEquipes virtuaisDesempenhoE-liderança no setor público: influência da virtualidade no desempenho das equipesDissertação