NORIEGA, Professor Dr. CarlosRIBEIRO, WALLACE2022-06-292022-06-292022-06-28https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/23436Para atender as suas necessidades básicas, o homem deu início à construção de estradas. Devido à grande demanda de veículos é necessário buscar formas sustentáveis de construção que resistam aos esforços do tráfego com menos paralizações para manutenções. O Brasil está enfrentando hoje dois grandes problemas, primeiro as más condições de grande parte das rodovias e em segundo, a enorme quantidade de pneus inservíveis que são descartados e ficam inutilizados. No Brasil, após a aprovação das Resoluções CONAMA do Conselho Nacional do Meio Ambiente) n° 258/99 e n° 416/09, ocorreu um avanço no desenvolvimento das tecnologias para a reciclagem de pneus usados e inservíveis. Enquanto no asfalto convencional aparecem patologias, estas deformações dificilmente aparecem no asfalto-borracha. O objetivo do presente trabalho é analisar o reaproveitamento da borracha dos pneus inservíveis como insumo da pavimentação rodoviária, o custo-benefício de sua aplicação e a redução do descarte inapropriado. O método utilizado pelo trabalho foi um estudo descritivo onde foi fundamento com base na bibliografia e a partir do levantamento documental em campo das patologias levantou-se o método necessário para realizar a manutenção com base na regulamentação do DNIT. A abordagem desta tecnologia, na pavimentação de vias urbanas, possibilitará menores intervenções de manutenção, retornando maior conforto, segurança e economia para os usuários com a minimização dos recursos públicos. Palavras-59ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilASFALTOBORRACHAASFALTO SUSTENTAVELECOLOGICOAnálise de viabilidade do asfalto borracha para pavimentos flexíveisFEASIBILITY ANALYSIS OF RUBBER ASPHALT FOR FLEXIBLE FLOORSMonografia