Schlickmann, Maria Sirlene PereiraGonçalves, Julia da Silva2020-08-152020-11-292020-08-152020-11-292020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/10045Este artigo tem a intenção de compreender de que maneira a alfabetização, que deve ocorrer nos dois primeiros anos do ensino fundamental, segundo a BNCC, está acontecendo nas escolas públicas do município de Tubarão-SC. Assim, a indagação que fazemos é se o processo de alfabetização está ocorrendo concomitantemente ao letramento. Há diversos métodos de alfabetização e várias maneiras de trabalhar o letramento com as crianças, sendo assim, esta pesquisa busca identificar quais métodos e metodologias as professoras entrevistadas estão utilizando e se há a sua efetivação na perspectiva do letramento. Justificamos essa pesquisa tendo em vista as observações em escolas da rede pública de Tubarão-SC durante os estágios obrigatórios e o Programa Residência Pedagógica do Curso de Pedagogia, o que nos fez perceber que alfabetizar letrando não é algo tão simples e trouxe a necessidade de conhecer mais sobre como o mesmo se materializa. Para responder as indagações, realizamos uma pesquisa exploratória por meio de investigação bibliográfica e de campo. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professoras da rede pública de Tubarão (SC) e que atuam no processo de alfabetização. O instrumento de pesquisa foi um questionário realizado por meio do Google Drive com todas as professoras pesquisadas. De posse dos dados, os mesmos foram analisados à luz do referencial teórico utilizado, cujos principais autores foram: Soares (2004); Mello (2010); Morais (2012). Em termos de resultado, esses apontam que, de acordo com as professoras alfabetizadoras da rede pública de Tubarão, apesar de alfabetização e letramento constituírem conceitos distintos, eles se complementam no âmbito da prática pedagógica. Ambos são importantes na formação do cidadão que conhece seus direitos e exerce seus deveres, logo, é desejável que os mesmos sigam juntos durante todo o processo de ensino-aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. Dessa forma, o papel do professor é ampliar os conhecimentos da criança, de modo que a aprendizagem tenha significado, que ela consiga usar seus conhecimentos fora da sala de aula para se comunicar, expressar-se e interagir por meio de diferentes práticas discursivas.32 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilAlfabetizaçãoLetramentoPráticas alfabetizadorasAlfabetização na perspectiva do letramento: a materialização desse processo em escolas públicas da região de Tubarão-SCArtigo Científico