Simiano, Luciane PandiniWalter, Jayne Ferreira2023-07-102023-07-102023-06-30https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/35607A presente pesquisa busca analisar as contribuições da brincadeira livre com objetos não estruturados ou de largo alcance para as crianças de 4 e 5 anos em ambientes de vida coletiva, por meio de propostas que promovam a exploração, a descoberta e a autonomia, como o brincar heurístico e o cesto dos tesouros. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa e teve como sujeitos participantes dezenove crianças de 4 e 5 anos de idade, uma professora e uma auxiliar que habitam na sala da educação infantil de uma escola localizada no município de Braço do Norte, ao sul de Santa Catarina. Traçou-se como problema de pesquisa: quais as contribuições da brincadeira livre com objetos não estruturados ou de largo alcance para as crianças entre 4 e 5 anos em ambientes de vida coletiva, por meio de propostas que promovam a exploração, a descoberta e a autonomia, como o brincar heurístico e o cesto dos tesouros? No livre brincar, a criança precisa ser considerada um sujeito ativo, potente, criativo e com capacidade para realizar escolhas. Nas ações das crianças diante dos materiais não estruturados e suas possibilidades, sua autonomia precisa ser respeitada, para que ela possa agir livremente explorando o ambiente ao seu redor, decidindo de que e como irá brincar. Nesse contexto, as crianças se relacionam entre si, criando significados e atribuições ao mundo. Percebeu-se que os materiais ampliam as relações entre as crianças, contribuindo, assim, para o processo de interação entre elas. Ressalta-se, ainda, a importância do espaço na educação infantil para as primeiras explorações que as crianças fazem, seja nos espaços internos, seja externos. Ao professor, cabe planejar o espaço, considerando-o um “segundo educador”, um parceiro que apoia a busca de aprendizados das crianças e seu desejo diante de tais materiais para brincar de forma autônoma e livre.18 f.ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilBrincar heurísticoInfânciaCesto dos tesourosCriançasEducação infantilBrincar heurístico: a brincadeira das crianças de 4 e 5 anos de idade no espaço da educação infantilArtigo Científico