MELO, Patricia Tendolini Oliveira deBUZZO, Rafael Stocco2021-12-152021-12-152021-11-24https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19235O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância do modal ferroviário de transporte e como uma matriz de transportes mais equilibrada é positiva para um melhor desempenho do escoamento da produção interna, através do entendimento de como se deu o desenvolvimento da malha ferroviária brasileira, desde o seu início com o Barão de Mauá no século XIX, passando pelo momento de sucateamento dela durante o século XX, até a mudança de paradigma ocorrida nos anos 1990, sendo ela as privatizações realizadas pelo governo Fernando Henrique Cardoso. Após analisado esse processo, seus desdobramentos e avaliando indicadores importantes que demonstrem a evolução ou queda na competitividade das linhas férreas brasileiras, pretende-se fazer uma comparação entre a malha ferroviária brasileira e a norte-americana e entender em quais aspectos a brasileira perde em relação à norte-americana e qual é a distância produtiva que o Brasil se encontra da maior malha ferroviária do planeta em extensão, a dos EUA.64ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilMalha ferroviária brasileiraPrivatizaçõesIndicadores de desempenhoCompetitividadeMalha ferroviária dos EUAAs políticas desestatizantes da malha ferroviária no governo Fernando Henrique Cardoso e o seu impacto na competitividade do modal ferroviário brasileiro no cenário internacionalMonografia