Santos, Gomes Souza QueleSchiavo, Oliboni Anderson2021-12-202021-12-202021-12-14https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20379A espiritualidade e a religiosidade, muitas vezes fazem parte da constituição do ser humano. Em algumas situações, a falta do diálogo no contexto acadêmico entre conhecimento científico e a religiosidade/espiritualidade dos estudantes de psicologia, podem trazer consequências ao longo da graduação e, posteriormente, na atuação profissional. A partir do exposto, o presente estudo objetivou compreender como estudantes de psicologia vivenciam a experiência religiosa antes e após o ingresso no curso de Psicologia. Para isso, foi realizado um estudo de caso, de caráter exploratório, abordagem qualitativa e corte transversal. Participaram deste estudo cinco estudantes de psicologia, de ambos os sexos, com idade entre 25 e 59 anos que responderam a um roteiro de entrevista semiestruturado sobre experiência religiosa antes e após o ingresso no curso de Psicologia. Os relatos dos participantes foram submetidos a análise de conteúdo. De acordo com o relato dos estudantes, não foram evidenciados conflitos entre o que os estudantes aprendem na graduação e suas crenças religiosas/espirituais. Contudo, se tornaram menos religiosos, desenvolvendo mais a dimensão espiritual. Além disso, constatou-se que, segundo os participantes, o contexto acadêmico, não proporciona um ambiente que favoreça a discussão da religiosidade/espiritualidade entre os estudantes. Nesse sentido, tendo em vista o número de pessoas religiosas no Brasil, torna-se necessário investigar os motivos pelos quais o contexto universitário não é considerado um ambiente propício a discussão de temas relacionados a religião e espiritualidade24 f.ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilEstudantes de psicologiareligiãoconflitoExperiência religiosa de estudantes de psicologia com profissão a fé associada ao cristianismo: um estudo de caso a luz da teoriaReligious experience of psychology students with a profession of faith associated with Christianity: a case study in the light of theoryArtigo Científico