Brito, PauloLima, Francieli2023-08-152023-08-152023-06-19https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/36453A presente pesquisa aborda o tema: O ensino do teatro na formação integral à luz da psicogênese da pessoa completa de Henri Wallon. Tem como objetivo analisar a pesquisa Walloniana sobre a origem dos processos psicológicos, que de acordo com o autor aparece na infância e a partir daí são classificadas cinco fases do desenvolvimento infantil. Compreender como os estudos do francês contribuíram para a educação, uma vez que Wallon acreditava que a psicologia e a pedagogia trabalham juntas. Conceituar o que é a psicogênese da pessoa completa e como a escola deve suprir as necessidades dos estudantes proporcionando uma formação integral que abranja os aspectos: afetivo, motor e cognitivo. Compreender como o ensino do teatro age nos conjuntos funcionais sendo um aliado na educação básica com o objetivo de proporcionar uma formação integral. Utilizar a experiência no ensino do teatro da autora em uma escola pública e uma escola privada de ensino regular, descrevendo procedimentos em sala de aula que estão de acordo com a teoria Walloniana fomentando o objeto de pesquisa.17 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilTeatroFormação integralEscolaWallonO ensino do teatro na formação integral à luz da psicogênese da pessoa completa de Henri WallonArtigo Científico