PAREDES, Mely Paula CimadevilaPEREIRA, Aline Cardoso2024-07-232024-07-232024-07https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/45183A monografia tem como tema a presença da mulher nas estratégias de comunicação organizacional, tendo a delimitação do movimento Elas pelo Coop, que configura o objeto deste estudo. A intenção é tensionada pela emergência de pesquisas sobre o gênero feminino nos ambientes corporativos, sob a ótica do campo da comunicação social, especialmente das estratégias de relações públicas. O ambiente escolhido para a análise é firmado pelo cooperativismo, como uma alternativa de negócios com perspectiva social (SCHNEIDER, 2019). Neste sentido, o objetivo geral fica centrado em estudar a estratégia de comunicação organizacional utilizada pelo Sistema OCB através do movimento Elas pelo Coop. A metodologia ancorada é o estudo de caso (DUARTE, 2011) junto ao corpus da entidade representativa do cooperativismo no Brasil. Dentre os resultados, fica perceptível que tem muito trabalho a ser feito para que a igualdade de gênero seja alcançada pelas mulheres.60ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilcooperativismoestratégias de comunicaçãoElas pelo coopprotagonismo femininorelações públicasO protagonismo feminino no cooperativismo: a estratégia de comunicação organizacional do Sistema OCBMonografia