Morales, Aran Bey TcholakianFetter, Humberto Müller2021-06-282021-06-282021-06-17https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13641O Dashboard é uma ferramenta de apresentação visual de dados com objetivos bem definidos e que incorporam uma solução de Business Intelligence. Uma solução de Business Intelligence deve melhorar a tomada de decisão provendo dados de qualidade, para isso o Dashboard deve revelar insights que apontem para uma decisão correta. Em muitas ocasiões os Dashboards não entregam seus objetivos. São desenvolvidos fora de contexto e não são criados pensando no seu público-alvo. Também são desenvolvidos usando recursos de visualização de dados inadequados ou mal elaborados. Em alguns casos são implementados sem uma estrutura ordenada para os critérios mais importantes e que exigem maior atenção. Este trabalho tem como objetivo desenvolver um Dashboard para uma solução de Business Intelligence aplicando técnicas e conceitos de Storytelling de Dados. Para isso, foi conceituado sobre Business Intelligence, Dashboard e Storytelling de Dados. Foi descrita a importância de se apresentar os dados em um contexto correto e de se conhecer bem o seu público-alvo, assim como a importância de empregar as técnicas corretas de visualização de dados e narrativa. Cada dado tem a sua melhor forma de ser apresentado, a escolha do gráfico correto é fundamental para que os objetivos sejam alcançados. Para aplicar e validar os conceitos foi aplicado um experimento através de uma solução de Business Intelligence para a empresa estudo de caso. Como primeira etapa foi feita uma análise de requisitos e levantamento de indicadores para a modelagem de dados dimensional e construção do Data Warehouse (DW). Seguindo para o processo de ETL onde os dados foram extraídos, transformados e carregados no DW. Com os dados prontos e os requisitos levantados foi possível desenvolver um Dashboard aplicando os conceitos de Storytelling de dados. Como resultado obtido temos uma solução de BI que atende as necessidades do diretor da empresa estudo de caso, com um Dashboard que cumpre seu objetivo proposto tornando a tomada de decisão mais rápida e precisa. O emprego do Storytelling de dados no Dashboard propiciou a visualização de forma clara e evidenciou o estado dos principais indicadores. Além disso, o Dashboard conseguiu orientar, de uma forma preliminar, o que pode ser feito para reverter o estado ruim revelado por um indicador. Desta forma verificou-se que a aplicação de uma narrativa de dados, condizente ao contexto da empresa e público-alvo, bem como utilização adequada de elementos visuais, conceitos base para um bom Storytelling de dados, trouxeram resultados expressivos no desenvolvimento do Dashboard para monitoramento de negócio.81 f.ptAtribuição 3.0 BrasilEducaçãoBrasilAnáliseIndicadoresBusiness IntelligenceMonitoramento de educação públicaMonografia