Carvalho, Dalmo Gomes deCampos, Rafaela Rosa de2022-08-152022-08-152022https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25549Este estudo buscou conhecer, analisar e descrever a percepção da educação financeira para discorrer sobre como ela pode repercutir na formação de um cidadão mais consciente e preparado em relação a administração da sua vida financeira e social. Consequentemente, este trabalho tem como objetivo sugerir propostas didáticas para o ensino médio. Foi apresentado conceitos de matemática financeira levando para sala de aula exemplos do nosso cotidiano com intuito de ajudar os cidadãos a se tornarem mais conscientes. Os temas abordados para obter hábitos que controlem o orçamento doméstico e evitem o desperdício foram o planejamento financeiro, a receita e a despesa; a análise do crédito nas compras a prazo e também financiamentos. As propostas didáticas com este enfoque se mostram adequadas para um melhor processo de ensino e aprendizagem de forma a conduzir os estudantes a um comportamento mais desejável sobre sua organização econômico-financeira.52 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasileducação financeiramatemática financeiraplanejamentoEducação financeira: propostas de atividades para docência no ensino médioMonografia