Fischer, TatianaPacheco, Amanda JúniaGomes, Geovana Fernanda2023-07-032023-07-032023-06-28https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/34766O Transtorno do Espectro Autista (TEA) está relacionado a transtornos do neurodesenvolvimento caracterizados por prejuízos na interação e comunicação social, comportamentos estereotipados e repetitivos e desenvolvimento intelectual irregular. Essas características tornam os pacientes autistas de difícil abordagem e tratamento. A frequência de diagnósticos de TEA em indivíduos têm aumentado nos últimos anos, sendo necessário o aprofundamento desse tema pelos cirurgiõesdentistas, a fim de proporcionar acolhimento e resolutividade às necessidades de saúde bucal dos pacientes com TEA, com a finalidade de implementar abordagens de tratamento eficazes. Por meio de uma revisão integrativa, este artigo teve como objetivo revisar as evidências disponíveis na literatura sobre a conduta do cirurgião-dentista no atendimento e manejo do paciente odontopediátrico com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Foram realizadas buscas com os descritores “Autism” AND “Children” AND “Dental” AND “Oral” AND “Management” AND “Autismo” AND “Odontopediatria” AND “Manejo” AND “Estratégias de condicionamento” e estabelecidos como critérios de inclusão os artigos de qualquer idioma disponíveis na íntegra e publicados nos últimos 12 anos. A seleção dos estudos foi realizada mediante a leitura do título e resumo, mediante adequação com a questão norteadora. 07 artigos e 1 livro atenderam aos critérios de inclusão e à pergunta norteadora da revisão. Constatou-se que há uma série de condutas individuais que reduzem as dificuldades durante o tratamento odontológico de crianças com TEA, sendo importante que o cirurgião-dentista conheça esses recursos para um atendimento de qualidade. O manejo odontológico é fundamental para o tratamento de uma criança com TEA sendo fundamental um tratamento individualizado e compreensão do perfil de comportamento de cada criança, utilizando várias técnicas e os métodos, como por exemplo TEACCH, ABA, PECS. As abordagens mais usuais para o atendimento odontológico são: dizer-mostrar-fazer, modelação, dessensibilização, reforço positivo ou recompensa, controle de voz, e distração13ptTranstorno do Espectro Autista, odontologia odontopediatria e manejo autismo.Atendimento odontológico a crianças com transtorno do aspectro autista (TEA): revisão integrativaDENTAL CARE FOR CHILDREN WITH DISORDERS AUTISM SPECTRUM (ASD): INTEGRATIVE REVIEWArtigo Científico