RIVOIRE JUNIOR, LarryPANITZ, Juliano Cabral2024-07-182024-07-182024-07https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/45043Unidade Curricular (UC)Nos últimos anos, o setor da construção civil tem enfrentado desafios significativos relacionados à sustentabilidade, eficiência e durabilidade das estruturas. Nesse contexto, os blocos intertravados de concreto aparecem como uma alternativa viável e econômica para pavimentação de áreas urbanas. Este trabalho trata sobre o detalhamento do projeto de pavimentação em blocos intertravados de concreto nas ruas de um loteamento na cidade de Rio Grande/RS. A revisão da literatura faz uma breve visita sobre a história da pavimentação, são observadas as características, estrutura, métodos e modelos de assentamento, e formatos dos blocos de pavimento. No tocante a execução da pavimentação, são apresentados itens como testes e aceitação de base e sub-base. Abordaremos aspectos dos métodos utilizados, do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre), PMSP (Prefeitura Municipal de São Paulo), DAER (Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Sul) e do Professor José Tadeu Balbo. Será apresentado o detalhamento do projeto, apresentando a obtenção do ISC (índice de suporte Califórnia) de projeto, tráfego utilizado, fórmulas e tabelas e estrutura final do pavimento.In recent years, the construction sector has faced significant challenges related to the sustainability, efficiency and durability of structures. In this context, interlocking concrete blocks appear as a viable and economical alternative for paving urban areas. This work deals with the details of the paving project in interlocking concrete blocks on the streets of a subdivision in the city of Rio Grande/RS. The literature review provides a brief overview of the history of paving, observing the characteristics, structure, laying methods and models, and formats of the paving blocks. Regarding paving execution, items such as testing and acceptance of base and sub-base are presented. We will cover aspects of the methods used, from DNIT (National Department of Land Infrastructure), PMSP (São Paulo City Hall), DAER (Rio Grande do Sul Autonomous Highway Department) and Professor José Tadeu Balbo. The details of the project will be presented, presenting the achievement of the CBR (California bearing ratio) of the project, traffic used, formulas and tables and final structure of the pavement.59ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilpavimentoblocos intertravados de concretoloteamentoDNITprojetopaversDetalhamento da elaboração do projeto de pavimentação das ruas de um loteamento, pavimentado em blocos intertravados de concreto, em Rio Grande/RS:estudo de casoMonografia