Viecili, JulianeAmorim, Natália Oliveira de2020-12-152021-08-042020-12-152021-08-042020https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16594O vínculo terapêutico é uma variável essencial no processo psicoterápico e, consequentemente, para o seu sucesso. Apesar de ser uma variável muito citada na literatura sobre psicoterapia, a definição de vínculo terapêutico, bem como a sua formação na relação terapeuta-cliente, não é apresentada de forma clara. Tendo em vista tais fatos, a pesquisa teve como objetivo identificar as classes comportamentais que compõem o processo comportamental de vincular-se terapeuticamente. Para responder ao objetivo, foram selecionadas e examinadas seis referências bibliográficas que abordam o tema vínculo terapêutico, sendo destas três artigos científicos, duas monografias de conclusão de curso e uma dissertação de mestrado. Para análise de dados foi realizada extração de trechos das obras que descreviam algum aspecto da formação do vínculo terapêutico e as informações foram organizadas em categorias referentes aos componentes do comportamento (classe de estímulos antecedentes, classe de respostas e classe de estímulos consequentes). Foram identificadas 14 classes de comportamentos referentes ao comportamento de vincular-se do terapeuta e 18 classes de comportamento referente ao comportamento de vincular-se do cliente. A partir do exame das classes comportamentais identificou-se que o processo comportamental de vincular-se terapeuticamente do cliente e do terapeuta estão diretamente relacionados, sendo que determinadas classes de respostas de um se constituem como estímulos discriminativos para o comportamento do outro, e vice versa.36 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilAnálise do ComportamentoVínculo TerapêuticoPsicoterapiaClasses comportamentais que compõem o processo comportamental de vincular-se terapeuticamenteArtigo Científico