Mauhs, JeanReginato, Luiz Henrique Candido2023-07-202023-07-202023-06-15https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/36059Objetivo: Descrever o impacto e o enfrentamento psicossocial em diferentes linhas da sociedade com o indivíduo devidamente diagnosticado com o Transtorno de Espectro Autismo (TEA). Metodologia: Foi utilizado como meio de construção a revisão integrativa, cuja esta foi consultado as bases da Lilacs e Scielo. Resultados e Discussão: Após a leitura de diferentes relatos nas bibliotecas, concluímos que a falta de qualificação para os profissionais que atuam na linha de frente e a dificuldade dos pais ou responsáveis com o autista possuem impacto direto na qualidade de vida dos indivíduos envolvidos, tornando o bem-estar psicossocial distante do ideal da comunidade. Conclusão: Foi claramente esclarecido, nos artigos aqui citados, que não há um padrão de cuidado para as crianças e adultos diagnosticados com TEA (Transtorno Espectro Autista), pois nem todos desses possuem pleno acesso à saúde, profissionais bem qualificados, ambiente escolar adequado, ainda, considerando que a doença possui diferentes graus de diagnóstico. O espectro e comportamentos da doença, por mais que sejam estereotipadas do transtorno, tendem a manifestar de diferentes formas e tempo de vida nos envolvidos, fazendo com que a adaptação e a experiência de vida não seja a mesma em todos os diagnosticados, sendo necessário cada vez mais a intervenção de um terceiro para o bem-estar do autista.31 f.ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilAutismoEnfrentamentoCriança autistaRevisão bibliográficaO enfrentamento psicossocial ao diagnóstico do transtorno espectro autista: uma revisão integrativaArtigo Científico