Andrade , Claudiana Ribeiro dos SantosSantos, Gabriel Lucas da SilvaNeto, Esperidião Lopes de FreitasCalejon, Leonardo da Silva2021-11-132021-11-132021-07-15https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17590O presente artigo científico, tem como eixo temático discutir as práticas lgbtfóbicas que ocorrem no cenário educacional formal, especificamente em seu nível básico. Tal proposta dialógica se dá mediante os relatos de preconceito e discriminação do público LGBTQIA+ nos espaços pedagógicos do Brasil, isso em decorrência de sua orientação sexual ou identidade de gênero, justificando a necessidade de uma produção científica sobre esse aspecto. Diante dessa conjuntura, o presente trabalho tem como objetivo geral, propor ações que possam reduzir essa problemática social, entorno disso, os objetivos específicos englobam possibilitar a compreensão da diversidade, se ter entendimento dos danos físicos e mentais que a lgbtfobia causa, além de favorecer a promoção do respeito e inclusão da comunidade LGBTQIA+. Para concretizar essa proposta, a metodologia optada foi de cunho qualitativo, sob procedimento bibliográfico.24ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilLGBTQIA+Educação BásicaPsicossocialRespeitoInclusãoDificuldades da comunidade LGBTQIA+ na educação básica: uma análise psicossocialDifficulties of the LGBTQIA + Community in Basic Education: a psychosocial analysisArtigo Científico