Lessa, Juliane Bellot RolembergCosta, Pedro Ruiz Rodrigues da2022-12-122022-12-122022-12-07https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28162Atualmente os equipamentos públicos educacionais, fornecidos pela prefeitura paulistana, não suprem as demandas qualitativas que crianças e adolescentes necessitam para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Nas prefeituras, sobretudo na região de Sapopemba (área de intervenção do projeto), ainda que haja em quantidade suficiente uma rede de equipamentos escolares públicos para o ensino regular nas fases infantil, fundamental e médio, ainda há uma grande discrepância de espaços recreativos que promovam a interação entre os estudos e as atividades diferenciadas voltadas para o público de classes sociais menos abastadas (estes, responsáveis pelas maiores taxas de evasão escolar no país, segundo o IBGE, 2019). Com isso, o objetivo central deste trabalho é analisar os impactos positivos que a qualidade de espaços educacionais exercem sobre a vida de crianças e adolescentes em um cenário de vulnerabilidade social; de modo a propor soluções em esfera social e arquitetônica, em escala urbana regional. Nesse sentido a pesquisa conclui que o incentivo aos estudos em espaços físicos de qualidade, que visem o bem-estar dos alunos e que proponham o desenvolvimento cognitivo e social de crianças e adolescentes, promovem uma maior esfera de possibilidades educacionais e profissionais após a conclusão do ensino regular; de forma que, a longo prazo, possa vir a proporcionar uma maior qualidade de vida para os indivíduos e suas famílias.100 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilEquipamento públicoVulnerabilidade socialEensino regularEvasão escolarEntre laços - serviço de concicência e fortalecimento de vínculos de jovens de baixa rendaMonografia