Domingues, Delmar GalisiSantos, Wendell LimaSakagawa, Diogo BononiSantos, Gabriel Peres SouzaReis, Guilherme SoaresRuiz, Isabella SoaresSilva, Joziel Ribeiro de AndradePasetchny, Marina CoutinhoSilva, Nelson Fernando Peres LacerdaDomingues, Paulo Henrique CompriAnzai, Yugo Yoshimitsu2022-08-292022-08-292022-06-15https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25680A presente pesquisa estuda e disserta sobre a progressão definida por habilidades presente nos jogos metroidvania e como essa característica marcante está atrelada a autonomia sentida pelos jogadores do subgênero. Analisando separadamente o que define um metroidvania, o funcionamento da progressão baseada em habilidades e o que define autonomia, este estudo propõem e mostra a produção de um jogo com o objetivo de inovar, ao ser um metroidvania cujo as habilidades do jogador não são entregues pelo jogo, mas sim descobertas pelo jogador conforme ele explora o jogo e descobre a existência das habilidades juntamente com as combinações de teclas que as executam. A partir das pesquisas e as soluções desenvolvidas para que a autonomia sentida pelo jogador seja maior do que o comum do gênero, concluiu-se que embora o novo meio de execução das habilidades acrescente a autonomia sentida ao jogar, os jogadores, mesmo gostando de descobrir as habilidades, sentiram falta do jogo também lhes entregar habilidades como é comum no subgênero.66ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilAutonomiaMetroidvaniaHabilidadesProgressãoJogos metroidvania e a autonomia sentida pelos jogadoresMETROIDVANIA GAMES AND THE AUTONOMY FELT BY PLAYERSMonografia