Silva, Orlando FlavioHeck Damasceno Gonçalves Andrade, Pedro2022-12-042022-12-042022-11-29https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27218Esta monografia teve como objetivo geral demonstrar como a infraestrutura de um aeroporto pode interferir na qualidade da instrução de voo, especificamente sob a ótica do aeroporto do Carlos Prates em Belo Horizonte. Em relação a metodologia utilizada, a presente pesquisa caracteriza se como descritiva e exploratória, com procedimentos bibliográficos, documentais e abordagem qualitativa. Para a análise de dados foram feitos levantamentos em bibliografias e documentos disponibilizados por órgãos como ANAC, CENIPA e ICAO. Foram utilizadas também imagens de satélite e ferramentas do Google Earth além da experiência própria do autor como aluno no aeroporto citado para elucidar elementos importantes do trabalho. Ao final da pesquisa conclui se que aeroportos iguais ao Carlos Prates no qual possui inúmeras barreiras para a segurança de voo como pista estreita e curta, região ao redor muito populosa com a presença majoritária de prédios, ausência de áreas livres para pouso de emergência, área de treinamento afastada, serviço ATS do tipo AFIS entre outros, tornam a instrução de voo improdutiva aumentando o risco além daquele inerente a atividade. Muitas das vezes devido ao custo atrativo das horas de voo ou facilidade de acesso, os alunos optam pela instrução no local, se expondo a um perigo desnecessário e prejudicando a própria formação.43ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilInfraestrutura aeroportuáriaQualidade da instrução de vooInstrutorSegurança de vooA relação da infraestrutura aeroportuária, segurança e instrução de voo: um estudo de caso no aeroporto Carlos Prates - Belo HorizonteMonografia