Pereira, Max RobertoMedeiros Jr., Wilson SouzaPires, Ismael Laurentino2017-07-132020-11-292017-07-132020-11-292017https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/8451This article presents the development of a ChatterBot called AKIRA, an intelligent conversation system that seeks to simulate a human interlocutor through text messaging. In order to improve the treatment of intention between the user and the bot, an organization model of the AIML knowledge base was created, providing a more natural experience between both. In this way, it was possible to assist in customer service in a telematics company, performing the initial service, solving 68,33% of the simple problems and answering doubts.Este artigo apresenta o desenvolvimento de um ChatterBot denominado AKIRA, um sistema inteligente de conversação que busca simular um interlocutor humano através de mensagens de texto. Com o objetivo de melhorar o tratamento de intenção entre usuário e bot, foi criado um modelo de organização da base de conhecimento AIML, proporcionando uma experiência mais natural entre ambos. Desse modo, foi possível auxiliar os atendimentos ao cliente em uma empresa de telemática, realizando o atendimento inicial, resolvendo 68,33% dos problemas simples e respondendo dúvidas.17 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilChatterBotAIMLIAIMLAkira: um ChatterBot para empresas de telemáticaAkira: a ChatterBot for telematics companiesArtigo Científico