de Souza, André LuizLopes de Assis, Victorde Jesus Alves, Caroline2021-12-222021-12-222021-12-04https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20670O vestibular é o caminho primordial para ingressar na universidade e corresponde a um período de grande importância para os jovens, pois exige dedicação e estudo, mas também pode colaborar para o desenvolvimento de sintomas de ansiedade, por exemplo. O presente estudo teve por objetivo investigar a ansiedade em adolescentes que estão em fase de vestibular somados à época de pandemia da covid-19. O método de pesquisa para este estudo foi realizado através dos bancos de dados: SciELO, LILACS e PePSIC. A seleção dos artigos foi direcionada através de alguns critérios de exclusão e inclusão e ao final foram selecionados 11 artigos. Através da revisão da literatura foi possível observar que há prevalência de ansiedade em adolescentes vestibulandos e que não possuem amparo e direcionamento para suas tomadas de decisões, uma vez que o jovem, durante o pré-vestibular, sente-se pressionado e desamparado, tornando esse fato um gatilho e reforço para sintomas ansiosos e dificuldades de lidar frente a situação de prova. Os estudos também demonstram diferença significativa de ansiedade quando comparado ao gênero, sendo mais frequente em meninas. Há escassez de estudos relacionados com o tempo de covid-19 e suas implicações no nível de ansiedade em vestibulandos, a pesquisa demonstrou a necessidade de investimentos em mais pesquisas sobre essa temática e cuidado com a saúde mental.20ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilPré- vestibularadolescentesansiedadeavaliaçãoCovid-19Avaliação do Nível de Ansiedade em Adolescentes Vestibulandos em Tempos de Covid-19Monografia