Huber, Marcos PauloBarreiros Júnior, Humberto2022-12-082022-12-082022-11-30https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/27651Introdução: A qualidade de vida vem influenciando diretamente na vida das pessoas, pois ela reúne todas as necessidades que as pessoas necessitam para se viver bem, sendo que a qualidade de vida do acadêmico é uma área de estudos que merece maiores investigações no Brasil. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo avaliar a qualidade de vida e verificar o nível de satisfação nos domínios físico, psicológico, social e ambiental dos acadêmicos do curso de Educação Física. Materiais e Métodos: A pesquisa teve método transversal e descritivo, com 49 acadêmicos (30 do sexo masculino e 19 do sexo feminino) do município de Tubarão - SC. O instrumento utilizado para mensurar o nível de qualidade de vida foi o questionário Word Health Organization Quality of Life Instrument Bref (Whoqol - Bref). Resultados: Os domínios com melhor avaliação média foram o Físico (73,17) e o das Relações Sociais (70,92); já os piores foram o Psicológico (66,90) e o Meio Ambiente (62,92). Na avaliação global, a média foi de 68,47. Conclusão: Na faceta que é denominada autoavaliação da qualidade de vida ou qualidade de vida geral, os acadêmicos classificam em sua grande maioria como boa ou muito boa, obtendo uma média de 75,26. O domínio Físico foi o mais satisfatório muito relacionado ao fato de que a amostra em sua maioria ser de adultos jovens e o domínio Meio Ambiente foi que obteve um pior resultado e isso pode estar relacionado ao país em que a pesquisa foi desenvolvida, em que há uma falta de políticas públicas para atender a necessidade da população em geral.12 f.ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilQualidade de vidaAcadêmicosWhoqolNível de qualidade de vida em acadêmicos de educação física de uma universidade do sul de Santa CatarinaQuality of life level in physical education academics at a university in the south of Santa CatarinaArtigo Científico