Montiel, José MariaMorroni, Mariana AlmeidaLeal, Carolina de Assis2021-12-162021-12-162021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/19299Introdução: O conceito de reserva cognitiva (RC) surgiu para explicar a falta de relação entre a patologia cerebral e suas manifestações clínicas. Esse conceito postula que diferentes indivíduos de acordo com seus processos cognitivos e redes neurais podem lidar diferentemente com possíveis danos cerebrais. Dentre as diferentes variáveis possíveis de serem mensuradas estão as medidas socioeconômicas, consideradas preditores da reserva cognitiva, ainda, a variável resiliência, é considerada um marcador de reserva cognitiva. Objetivo: avaliar a relação entre reserva cognitiva e resiliência em diferentes faixas etárias. Participantes: participaram desta pesquisa 275 pessoas, de ambos os sexos com idade igual ou superior a 18 anos, após dar o aceite no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), e que não apresentaram comprometimento para responder aos instrumentos propostos. Instrumentos: foram utilizados o questionário sociodemográfico, escala de reserva cognitiva (ERC), e a escala de resiliência. Resultados: os dados confirmam que exista uma relação pequena, mas significativa entre Resiliência e RC e que os anos de escolaridade não são influentes de tal maneira quanto se hipotetizava. Considerações finais: a RC está sob influência de diversos fatores e a resiliência pode ser um dos mais importantes para um melhor desempenho cognitivo ao longo da vida. Pressupõe-se que os aspectos de aprendizagem devem ser considerados como prioritários em relação aos anos de escolaridade, de modo que estas informações se complementem e corroborem para melhores desempenhos individuais.29 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilatividades cognitivasdesempenho cognitivoenvelhecimentoRelação entre Reserva Cognitiva e Resiliência em diferentes faixas etáriasRelationship between Cognitive Reserve and Resilience in different age groupsArtigo Científico