Santos, Daniel Kerry doKraieski, Emilia Reis2020-12-132021-08-042020-12-132021-08-042019https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/16621O presente trabalho teve como objetivo analisar os enunciados sobre mal-estar e sofrimento materializados nos documentos de usuárias/os que passaram por atendimentos psicoterápicos em uma clínica-escola vinculada a um curso de Psicologia de uma universidade localizada na região da Grande Florianópolis (SC). Trata-se de uma pesquisa documental e qualitativa, que teve como base teórico-metodológica a “análise de práticas discursivas e produção de sentidos”, tal como proposta por Spink e Medrado (2013). Como fio condutor das problematizações, buscou-se também uma aproximação com alguns conceitos psicanalíticos. Como procedimentos de seleção e organização do material documental, realizou-se a leitura minuciosa dos seguintes documentos disponíveis no arquivo da clínica-escola: fichas síntese, fichas de registros diários e relatórios psicológicos presentes em 5 prontuários de usuárias/os que receberam alta de seus atendimentos. Após a seleção do material a ser trabalhado, foram elencadas duas categorias de análise, sendo elas: 1) narrações sobre mal-estar e sofrimento materializados nos documentos; e 2) potencialidade da clínica. Após a análise dos documentos, observou-se que os sofrimentos foram enunciados entorno de temas como ansiedade, luto, questões de gênero, agressividade e condições materiais de existência. Considera-se que a clínica pode funcionar como um dispositivo que tem a potência de reposicionar o sujeito frente ao mal-estar, possibilitar a circulação de outras narrações sobre o sofrimento e contribuir para a elaboração dos sintomas.26 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilMal-estarsofrimentoclínica-escolaclínica psicológicasubjetividadeMal-estar na clínica: uma análise dos regimes de enunciação sobre sofrimento materializados em documentos de uma clínica-escolaArtigo Científico