Silva, João Paulo Soares eSilva, Eva Maressa Pereira da2021-06-192021-06-192021-06-18https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13302A população negra vem ocupando seu espaço na sociedade brasileira apesar de sempre ter se encontrado em desigualdade seja ela racial, social, e econômica, advinda das consequências trazidas pela escravidão, vêm alcançando lentamente a inclusão social, com a participação do Estado por meio de políticas públicas de caráter afirmativo. Dessa maneira o presente trabalho tem como objetivo principal analisar a inserção de docentes negros nas instituições de ensino superior no Sudoeste Baiano sob a égide do direito fundamental à igualdade. Para tanto, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e de campo como método para obtenção de dados acerca do artefato de estudo, do tipo explicativa e de abordagem quali-quantitativa, para a qual foi utilizado um questionário estruturado, distribuídos eletronicamente via Google Formulário, aplicado a 165 graduandos do curso superior de Direito do sudoeste baiano, no período entre abril e maio de 2021. Os resultados evidenciaram que ainda existem lacunas no sistema educacional de inserção de docentes negros e demonstram a necessidade de conhecer a percepção dos discentes do curso de Direito do sudoeste baiano sobre a inserção de professores negros na universidade e instigar o debate sobre o assunto em questão, vez que é um tema relevante para toda a comunidade local.27 f.ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilEducaçãoGarantia ConstitucionalMazela socialProfessoresRacismoA eficiência do direito à igualdade quanto à inserção de docentes negros nas instituições de ensino superior: uma análise no sudoeste baianoThe efficiency of the right to equality regarding the insertion of blacks professors in higher education institutions: an analysis of the southwest bahia stateArtigo Científico