Dias, ClaudineiSilva, João VictorSouza, João Gustavo2021-12-232021-12-232021-12-10https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/20724Reabilitação Respiratória é um tratamento prescrito para pacientes portadores de enfermidades respiratórias minimizarem seus sintomas ou restabelecer sua condição fisiológica. Mas, por serem repetitivos e monótonos causa, muitas vezes, o desinteresse dos pacientes. Uma alternativa para resolver esse problema é a utilização de jogos sérios visando o entretenimento junto com uma proposta séria para o tratamento do paciente. Os jogos sérios podem ser ainda mais interessantes usando feedback formativo como uma ferramenta para reunir informações sobre a reabilitação e assim proporcionar melhorias na tarefa e no processo fisioterapêutico. O objetivo deste artigo é desenvolver uma ferramenta de feedback para melhorar o desempenho e entendimento do paciente pré e durante a reabilitação respiratória utilizando o jogo “I blue it”. Para isso foram desenvolvidas cinco funcionalidades: menu de introdução ao jogo, mensagens na tela de carregamento de fases, diálogo de vidas do personagem, diálogo de dicas durante o jogo e diálogo motivacional com informativos de desempenho. Através do resultado da avaliação com a utilização do método System Usability Scale (SUS) chegou em um valor de 76,25.13ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasiljogos sériosreabilitação respiratóriafeedback formativoI blue ItFeedback formativo sobre reabilitação respiratória no jogo sério I blue itArtigo Científico