MAGNO, Maria Ignês CarlosGARCIA, Francisco Gabriel2024-06-052024-06-052024-04https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/42604Esta pesquisa visa refletir uma possível relação existente entre a maneira como o filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (2022), do cineasta Sam Raimi, é assistido na experiência do cinema 4D, e o modo como o seu primeiro filme, Uma Noite Alucinante (1981) foi filmado. O estudo propõe um olhar sobre a evolução da criatividade no fazer cinema e como a tecnologia vem transformando tanto os produtos audiovisuais quanto o modo que o espectador do século XXI os experimenta. O cineasta Sam Raimi, participante ativo desta evolução, está presente na cultura popular por mais de quatro décadas. É pensado, portanto, o universo transmidiático de filmes do cineasta, cujas marcas autorais de horror-cômico e aparatos analógicos criativos que visam atingir profundidade em suas tomadas compõem o chamado “Raimiverso”. O romancista de horror Stephen King é posicionado como o crítico fundamental para a formação desse universo, ao escrever sobre o primeiro filme de Sam Raimi. São, então, traçadas relações com a magia dos filmes de truques, os filmes de William Castle, o Cinema de Atrações, e perspectivas sobre o observador, a percepção, a narrativa e a experiência no cinema 4D – este como uma espécie de cinema de atrações contemporâneo. Dessa forma, o estudo propõe duas analogias, a partir da experiência multidimensional: o Efeito Montanha-Russa, em que os estímulos contam mais do que a narrativa, como acontece num passeio dessa atração; e a Gangorra dos Estímulos, em que o conforto do espectador e o seu envolvimento com a narrativa diminuem conforme aumentam os estímulos sensoriais a que este é submetido. Essas observações sugerem um percurso evolutivo dos processos criativos no cinema e convidam à reflexão sobre relações diferentes e similares entre fazer e assistir a filmes. Além disso, o trabalho pode contribuir com um importante reconhecimento de como a tecnologia influencia a prática de produção cinematográfica contemporânea, e quais os maiores interesses, sejam mercadológicos, comerciais ou culturais.151ptRaimiversoSam Raimimultidimensionalidadecinema4DRaimiverso: a experiência multidimensional no cinema de Sam RaimiRaimiverse: the multidimensional experience in Sam Raimi's cinemaDissertação