Calza, Marlon UlianaFlores, Maria Flávia Dias2022-12-152022-12-152022-12-08https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/29173O jornal impresso passou por transformações desde sua criação no século XVI. Não diferente disso, o segundo jornal mais antigo do estado do Rio Grande do Sul, O Taquaryense, também sofreu transformações ao longo de seus 135 anos, devido à modernização e novas tecnologias. Seu processo de produção mantém a tradicionalidade do sistema tipográfico, sendo impresso ainda em uma rotativa plano-cilíndrica. A fim de proporcionar um posicionamento de sua marca no âmbito digital e alcançar novos colaboradores, este projeto tem como objetivo geral desenvolver um rebranding para o jornal O Taquaryense. A metodologia híbrida desenvolvida adotou como referência os autores Bruno Munari (2008) e Maria Luísa Peón (2009). O projeto se divide em 8 etapas, sendo elas: Problema, Coleta de Dados, Análise de Dados, Tecnologia, Experimentação, Modelo, Desenho de Construção e Solução. Como resultado final, foi obtido um novo Sistema de Identidade Visual, aplicado em diferentes materiais e soluções alinhados aos contextos impresso e digital, atendendo as necessidades no produto editorial.91 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilDesign gráficoBrandingRebrandingJornalTipografiaSistema de Identidade VisualRebranding do segundo jornal mais antigo do Rio Grande do Sul: O TaquaryenseArtigo Científico