Selhorst, MárioPiazza, Mariana2022-07-202022-07-202022-06-24https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/25100O presente trabalho aborda a prática da Modelagem Matemática, com a interação da Etnomatemática, trazendo a cultura do plantio de arroz na concepção do Ensino Matemático. Destacando algumas considerações do campo, aplicável em sala de aula, por meio da mitigação do crescimento do arroz irrigado do Sul do Estado de Santa Catarina. A perspectiva de Modelagem foi realizada tendo Bassanezi (2006) como principal referencial teórico, bem como o complemento do mesmo, a etnomatemática, referenciada por Ubiratan D'Ambrosio, além da EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), quando tratado do crescimento do arroz. Tendo-se por objetivo possibilitar reflexões sobre a importância de considerar o meio cultural do aluno, pois aprender vai além dos conceitos comumente aplicados em sala de aula. De tal modo, foram realizadas pesquisas bibliográficas e um estudo do crescimento do arroz considerando toda a janela de produção, de modo a aplicar uma situação-problema na prática. Como resultados, aponta-se o desenvolvimento da modelagem matemática do crescimento da planta e, também, média móvel no contexto do estudo da matemática, contribuindo para a formação integral em seus aspectos sociais, culturais, críticos e relacionais.56ptAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilAtribuição 3.0 BrasilAtribuição-SemDerivados 3.0 BrasilModelagem MatemáticaArroz irrigadoEtnomatemáticaModelagem Matemática: Possibilidades no estudo da cultura de plantio do arroz irrigado do Sul de Santa CatarinaMonografia