Cardoso, Darleteda Silva, Júlia Corrêa2019-05-072020-11-272019-05-072020-11-272017https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/7734A Semiótica nasceu entre o final do século XIX e início do século XX e o filósofo responsável por isso foi Charles Sanders Peirce. Ao longo dos anos, foi adotada por publicitários que buscavam atrair a atenção do público para seus produtos, já que a mesma estuda a semiose e os signos. A moda, portanto, não ficaria fora dessa, na medida em que é formada por signos. Com o surgimento da fotografia de moda, esta também passou a estudar a semiótica e buscar dentro dela mais uma forma de entendimento do seu processo. Dentro deste contexto, este trabalho busca pesquisar quais os signos presentes em cinco imagens da coleção de 2013, criada por Karl Lagerfeld para Chanel e descobrir seus significados. Primeiramente, buscou-se dados teóricos sobre semiótica, signos, fotografia e moda e, então, partiu-se para a análise das imagens. O resultado desta pesquisa mostra que os signos não são usados somente como um meio para mostrar suas criações, mas também um veículo de protesto e apoio a causas sociais.62 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilSemióticaSignosFotografiaModaAnálise semiótica de imagens: estudo de caso de uma coleção da Chanel de 2013 produzida por Karl LagerfeldMonografia