Dutra, Ana Regina de AguiarGuardini, Maria Cristina Serafim2021-06-292021-06-292021-06-21https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/13695Percebe-se, ao longo da convivência com alunos a sua falta de flexibilidade com os números e pouca conexão com a disciplina de matemática. O propósito desta pesquisa foi responder à seguinte questão: O desenvolvimento de competências numéricas e mentalidade de crescimento aprimoraram habilidades matemáticas em alunos do Ensino Fundamental – anos finais? A referência foi a proposta criada por Op’t Eynde, de Corte e Verschaffel (2002), mais especificamente, no enquadramento das crenças dos alunos na disciplina de matemática. O segundo intuito desta pesquisa foi associar a metodologia Conversas Numéricas ao aprimoramento das habilidades matemáticas através da argumentação do questionamento principal mencionado. Para isso foi realizada uma revisão literária sobre competências numéricas e mentalidade de crescimento em relação a habilidades matemáticas. A coleta de dados se deu por uma pesquisa na base de dados Scopus com o propósito de coletar trabalhos relacionados ao assunto. A análise de dados evidencia que as competências numéricas estão fortemente ligadas ao aprimoramento das habilidades matemáticas e a mentalidade de crescimento influencia a persistência e de alguma forma o rendimento acadêmico matemático.94 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilCompetências numéricasMentalidade de crescimentoIntervençãoCompetências numéricas e mentalidade de crescimento: conectando alunos da educação básica com a matemáticaMonografia