Guimarães, Larissa OliveiraSantos, Rayara Thaise Soares2021-08-182021-08-182021https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/17325A atividade física é bastante conhecida pelos seus efeitos benéficos em relação à saúde, no entanto, é pouco discutido acerca dos seus benefícios sobre o aspecto cognitivo de crianças. Ao que tudo indica a atividade física pode influenciar a cognição propiciando a melhora do desempenho de várias capacidades cognitivas. Dessa forma, no presente trabalho tem-se como objetivo discutir de que forma a atividade física modifica características relacionadas à aprendizagem das crianças dos anos iniciais do ensino fundamental.Os materiais de apoio para a presente pesquisa têm como base artigos científicos nacionais e internacionais indexados em bases de dados. Duas principais bases de dados consideradas para a pesquisa, a saber: Scielo e Google acadêmico. Para selecionar os artigos que foram utilizados na pesquisa, foram aplicadas as seguintes combinações de palavras-chave: memória, aprendizagem, atividade física, aspecto cognitivo. Por fim, ao que parece, de fato a atividade física é um instrumento que pode influenciar de maneira positiva no aspecto cognitivo e aprendizagem de escolares, podendo ser observado por meio do desempenho escolar. E torna-se necessário o prosseguimento de mais medidas de avaliar o desempenho cognitivo, com o intuito de transformar o conhecimento acerca do tema mais conceituado e atuante.52 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAtividade FísicaAprendizagemAspecto cognitivoImplicações da Educação Física escolar para o desenvolvimento cognitivoMonografia