Zanchin, JaneteMartins, Lucácia Lotif2017-07-312020-11-262017-07-312020-11-262017https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3632O estudo tem como objetivo geral identificar os fatores relacionados ao marketing de relacionamento que contribuem para satisfação e fidelização de clientes no setor de serviços bancários, em uma agência bancária localizada em Fortaleza/CE. Seus objetivos específicos foram: investigar a satisfação dos clientes quanto ao atendimento prestado em uma empresa do setor de serviços bancários; identificar as variáveis que fidelizam os clientes em uma empresa de serviços bancários; e, avaliar a importância do marketing de relacionamento para fidelização do cliente em uma empresa de serviços bancários. A metodologia utilizada baseia-se em uma pesquisa bibliográfica e com pesquisa de campo com dados secundários e primários, cujo principal instrumento de coleta foi um questionário estruturado com perguntas fechadas. Ao final da pesquisa constatou-se que no geral os clientes estão satisfeitos com o atendimento prestado e que o relacionamento entre cliente e instituição financeira é determinante para a fidelização do mesmo.15 f.pt-BRAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilMarketing de relacionamentoFidelizaçãoServiços bancáriosMarketing de relacionamento: uma análise para retenção e fidelização dos clientes de uma agência bancária de FortalezaArtigo Científico