MELO, Cristina Carvalho deMAGALHÃES, Emanuel Acezentino deSOUZA, Letícia do CoutoCOSTA, Pedro Augusto MatosPINHEIRO, Pedro Augusto2023-12-182023-12-182023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/38671Introdução: O teste de caminhada de seis minutos (TC6M), é um método avaliativo de capacidade funcional. Indaga-se o cuidado dos Acadêmicos de Educação Física quanto ao seu condicionamento físico a partir dos resultados do TC6M. Materiais e Métodos: Realização do TC6M em uma área demarcada em 30 metros e com o auxílio de um oxímetro para análise de saturação de oxigênio e frequência cardíaca. Os resultados formam submetidos a uma análise descritiva. Resultados: Verifica-se a diferença entre as médias dos Acadêmicos com base nos resultados dos cálculos feitos dispostos em tabelas pelas fórmulas de Enright e Sherril. Discussão: O TC6M é destacado por sua utilidade neste meio, discorre-se fatores que sugerem as variabilidades encontradas nos resultados. Conclusão: O TC6M é considerado relevante e eficaz. Implica-se importante a criação de estratégias de treino personalizados para esse grupo, visando o aumento da capacidade funcional. É visto que o TC6M é um material complementar de estudos, de fácil uso e que para uma análise desse grupo mais completa, devem associar outros tipos de estudo e teste.8ptAnálise; Capacidade Funcional; Teste; Acadêmicos de Educação Física.Teste caminhada de 6 minutos: uma análise da capacidade funcional de acadêmicos de educação físicaEstudo de Caso