VICENTE, ErickPATARA, Bruna G. A.2024-03-132024-03-132023-12https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/41764A ferrovia chegou ao Brasil por volta de 1852, e com ela, as empresas da época construíram centenas de galpões para manutenção, armazenamento e montagem dos vagões de trens. Com o avanço da tecnologia voltada ao setor automobilístico, o transporte ferroviário foi perdendo força no país, e muitas construções destinadas às ferrovias foram abandonadas. Em 1897, foi inaugurada a nova oficina da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, em Jundiaí, que funcionou durante décadas realizando serviços de manutenção, montagem, construção e reconstrução de carros. Em 2001, o conjunto de galpões passou a fazer parte da administração municipal e, atualmente, o conjunto é parcialmente utilizado, abrigando algumas seções da Prefeitura de Jundiaí. O presente trabalho introduz a história do antigo Complexo FEPASA, atual Espaço Expressa, e a importância do restauro nas cidades, com a finalidade de requalificar a Sala de Espetáculos, utilizando as técnicas, normas e diretrizes de bens tombados do estado de São Paulo.55ptAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilferroviarestaurorequalificaçãosalas de espetáculosEspaço Expressa: Requalificação das Salas de EspetáculosMonografia