Scherer, Alessandra D`AvillaVargas, Daiane Cristina de2022-12-122022-12-122022-12-02https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/28130Compreendendo que o caminho pelo processo de inclusão da criança com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em ambiente escolar é cheio de lacunas e desafios, necessitando assim, de um olhar transdisciplinar que permeia a instituição, a família, o meio social e as condições individuais de cada criança. O Acompanhamento Terapêutico (AT) especializado, vem ao encontro a uma prática ética-política de escuta e vínculo que versa sobre a ideia de clínica ampliada e como aporte nesse processo. Partindo dessa premissa, este estudo teve como fundamento o modelo DIR/Floortime de intervenção, uma abordagem abrangente de estudos pautados em aspectos do desenvolvimento, da aprendizagem, emocionais, regulatórios, motores e sensoriais, que compreende o indivíduo como unidade integrada e não unitária. Propôs-se uma pesquisa de natureza qualitativa em seus fundamentos, sendo exploratória e descritiva quanto aos seus objetivos. No que se refere ao delineamento, optou-se pelos procedimentos técnicos, estudo de caso e análise documental. Neste sentido, a partir de um estudo de caso, a presente pesquisa teve como objetivo compreender como o AT com intervenções de modelo DIR-Floortime de base desenvolvimentista pode auxiliar na adaptação e inclusão escolar de crianças com TEA. Para responder a este objetivo foi feito a coleta de dados de materiais produzidos durante um processo de AT e análise de conteúdo que respondessem melhor e diretamente aos objetivos. Os materiais que integram o corpus de análise do estudo consistem em vídeos gravados no contexto escolar, avaliação e discussões do caso em supervisão entre a Psicóloga e a AT, e também as trocas realizadas com os pais da criança e a professora. Ao fim desse processo, foi selecionado para discussão e interpretação dos resultados, o relato de avaliação da Psicóloga sobre o perfil individual da criança e os vídeos dos episódios escolares. Foram analisados 76 vídeos. Desses, houve a escolha intencional de 7 que responderam de forma direta e satisfatória aos objetivos do presente estudo. Os resultados desse estudo evidenciaram a importância do AT especializado na mediação escolar da criança com TEA, visto que, foi possível compreender as estratégias usadas conforme o modelo DIR-Floortime e a eficácia diante os fatores intervenientes no processo de inclusão e adaptação no ambiente escolar, sendo perceptível a importância dessas estratégias para um suporte integral da criança.47 f.ptAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 BrasilAutismoInfânciaIntervenção precoceDIR/FloortimeInclusãoPsicologiaAcompanhamento terapêuticoEstudo de casoAcompanhamento terapêutico e o modelo DIR/Floortime na adaptação e inclusão escolar de uma criança com TEA: estudo de casoTherapeutic accompaniment and the DIR/Floortime model in the adaptation and school inclusion of a child with ASD: case studyArtigo Científico