Matuzawa, Flavia LumiSouza, Anderson Ferreira de2020-04-142020-11-262020-04-142020-11-262016https://repositorio.animaeducacao.com.br/handle/ANIMA/3729Esse artigo busca compreender as relações de integração entre sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) e sistemas de ponto de venda em organizações de médio a grande porte com ramos de atividade distintos: alimentício e roupas infantis. Estas organizações geralmente possuem filiais com pontos de venda espalhados geograficamente em determinadas regiões. O sistema ERP é um software de gestão empresarial utilizado para controle de informação integrada e dar suporte a maioria dos processos de uma empresa. O sistema de ponto de venda é um software com o objetivo geral de prover suporte aos processos que envolvam a venda de produtos nos locais da organização. Baseiam-se na obrigatoriedade fiscal vinculada ao formato de venda. As formas de integração representam as customizações, desenvolvimentos e utilização de pacotes para que seja realizada a comunicação entre o sistema ERP e o sistema de ponto de venda.17 f.pt-BRAttribution-ShareAlike 3.0 BrazilIntegraçãoPonto de vendaERPIntegração entre sistemas de ponto de venda e sistemas de gestão empresarial: uma abordagem em um grupo empresarial com mais de um ramo de atividadeArtigo Científico